Visto de estudante para a Espanha

Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Espanha como turistas se a permanência não for maior do que 90 dias. O viajante tem que mostrar seu passaporte na imigração, como na entrada em qualquer outro país da Comunidade Européia.
Certifique-se de que o seu passaporte tem validade por pelo menos mais quatro meses e de ter à mão a passagem de volta ao Brasil, que pode ser pedida pelo agente de imigração. O consulado espanhol em São Paulo recomenda também a comprovação de que o turista tem dinheiro para a estância (veja as recomendações aqui)

Visto de estudante
Se a sua temporada de estudos na Espanha for de menos de 90 dias, você não precisa de um visto. Se o periodo for maior, você precisará de um documento da instituição de ensino aceitando a sua matrícula. Depois, deve reunir uma série de documentos e pedir o seu visto de estudante num consulado no Brasil. Veja aqui a lista de documentos necessários para o visto.
Depois de entrar na Espanha com o visto, você terá que pedir o registro na polícia antes de um prazo de 90 dias. Veja aqui, na página da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (Apec), como fazer isso.
Não esqueça de que você também terá que tramitar o reconhecimento de uma série de papéis pela Espanha, como diplomas, currículos escolares, etc. Para isso, deverá primeiro autenticar os documentos no Ministério da Educação no Brasil e depois apresentá-los às autoridades espanholas. Isso requer tempo, paciência e a contratação de um tradutor juramentado. Saiba mais sobre a convalidação e homologação dos papéis pelo Ministério da Educação na Espanha clicando aqui.

Visto de trabalho
Deve ser solicitado na Espanha pelo empregador. Veja aqui quais são os documentos necessários.

Lista de consulados
Veja aqui a lista de consulados da Espanha no Brasil, com telefones e endereços.

Luciane Aquino

Militante da economia digital, jornalista, viajadora, curiosa, leitora, tricoteira.

6 Comments
  1. oi, Luciane…
    Eu vou para Madrid e provavelmente permanecerei 4 a 5 meses como estudante de pós-graduação.
    Quais são as 'peculiaridades' neste caso? Pois são mais de 90 dias..e nao é Barcelona.
    Quais são os 'passos' a cumprir junto à embaixada ainda no Brasil?
    obrigada, se puderes me ajudar…
    J.

  2. Minha enteada foi morar com a mãe q já vive na Espanha há 6 anos, ela saiu com visto de turista, mas está estudando lá e só vai voltar em agosto(férias escolares), a mãe dela abriu uma conta p ela e disse q ela está legalizada lá…só faz um mês q ela foi.Queria saber se é possível ela já estar legalizada p morar lá, ela é menor de idade e tenho medo q tenha algum problema por lá.Ah, não sei como está a situação da mãe dela lá, sei q faz 2 anos q possui emprego legal, vive com um espanhol e vem uma vez ao ano p cá(Brasil).Abraço

  3. Visto de acompanhante de estudante: Estive em Barcelona de ferias por 3 meses e meu noivo esta estudando e trabalhando com contrato em Barcelona , no final do ano estou me formando e vamos casar , gostaria de saber se existe esse tipo de visto?

    viviane, porto alegre

Leave a Reply

Your email address will not be published.

VouViajar

contato@vouviajar.blog.br
+5551996782790

RBBV
VouViajar
Receba nossas dicas de viagem por e-mail: