O motivo Vou viajar: O motivo

25 de janeiro de 2006

O motivo

Decidi escrever este relato de viagem depois que achei entre os livros da minha mãe, na praia, um título de Eça de Queirós que eu desconhecia: O Egito – Notas de viagem (Ed. Pradense, Porto Alegre, 2002). Resulta que o ilustre português visitou a terra dos faraós em 1869, por ocasião da inauguração do Canal de Suez, e deixou nos seus caderninhos anotações sobre a jornada, que incluiu também uma passagem pela Terra Santa. Os escritos foram reunidos depois da sua morte por seus filhos, José Maria e Alberto, e publicados em 1926.
O fato é que adorei ler a visão estrangeira de Eça sobre o Egito. Não só é uma visão diferente por ser européia, mas também por ter mais de um século de vantagem sobre a minha. E é sempre fascinante descobrir como os estranhamentos podem ser tão semelhantes nas suas profundas diferenças.
Daí que resolvi escrever. Não porque eu possa me comparar a Eça, no seu talento ou no seu preparo intelectual, mas porque a escrita é o meu meio privilegiado de me comunicar com o mundo. E percebi, oito anos e meio depois, que contei muito pouco dessa viagem para as pessoas que poderiam se interessar por ela. De uma parte, porque eu estava morando na Espanha, e minhas amizades por lá incluíam poucos amantes do turismo. De outra parte, porque eu não sou mesmo de falar muita coisa depois de uma viagem. Me acho muito ruim na hora de contar histórias, sôo chata, e penso sempre que os outros entenderiam melhor se eu escrevesse.
Bom, está aí o resultado. Ou melhor, partes dele, porque decidi ir escrevendo na Internet, pra quem quiser ler. Assim, eu posso contar aos amigos-amantes-de-viagem, como eu, o que não deu pra dizer naquela época. E, se as minhas impressões servirem pra outras pessoas, eu ficarei mais do que contente.

4 comentários:

Anonymous disse...

teste

Mia disse...

Adorei o texto!!!!
Deliciosa forma de escrever e contar....me fez lembrar a magnífica Danuza Leão....
Adorei as dicas....embarco dia 03/07/09 rumo ao meu maior sonho: conhecer de perto as magníficas construções egípcias. Suas dicas me ajudaram!!!!

Lu Aquino disse...

Nossa, que elogio!
Muito obrigada.
Desejo uma excelente viagem!!! Volte para contar como foi.

giselle disse...

Amei as informacões contidas aqui mais fiquei com um pouco de medo...muito obrigada.Estou indo em agosto com meu esposo e bebe de 1 ano e 8 meses..Espero que de tudo certo em nome de Jesus
se vc souber de alguem que possa ser guia turistico porfavor me responda.
Gisa.monteiro.soares@gmail.com
Obrigada