Como escolher hotel para um casal com crianças Vou viajar: Como escolher hotel para um casal com crianças

1 de janeiro de 2013

Como escolher hotel para um casal com crianças

Novotel London Tower Bridge
Quando se viaja em dupla, os critérios para escolher um hotel são bem mais simples: preço, localização, conforto. Cada um tem suas exigências. Eu, por exemplo, não abro mão de colchão bom, banheiro no quarto com chuveiro decente, limpeza e um mínimo de estética. Não faço questão de café da manhã. E, nos últimos tempos, também fico indignada quando me cobram conexão à internet, porque isso virou obrigação de qualquer muquifo.

Pois TUDO fica muito mais complicado quando se quer combinar as demandas dos adultos com a necessidade de acomodar pelo menos mais duas crianças no quarto. A maioria dos hotéis tem opções para hospedar mais uma, mas, com duas ou mais, a situação vira um quebra-cabeça. Nos hotéis de rede, alguns quartos têm duas camas queen, o que segura a onda da fórmula casal + duas crianças numa viagem curta. Mas duas semanas com essa estrutura pode ser enlouquecedor. Depende, é claro, de cada família.

Por enquanto, não considero a hipótese de reservar dois quartos, porque meus filhos ainda são pequenos demais para ficar sozinhos, e não tenho nenhuma intenção de (finalmente!) viajar com meu marido para dormirmos em quartos separados. Pedir quartos com porta de comunicação poderia ser uma opção, mas, além de poucos sites de reservas apresentarem essa opção, eu sempre acho que acabaremos chegando no hotel e eles não vão ter reservado os dois quartos contíguos conforme pedido.

Muitas famílias numerosas acabam, por causa das razões acima, optando por apartamentos em sites de aluguel de temporada. Só que não me agrada a idéia de limpar banheiro nas férias.

No exterior, dou preferência a hotéis com microondas ou cozinha compacta no quarto, porque é mais fácil dar café para os pequenos logo cedo, ao acordar. Além disso, é muito mais barato e permite mais experimentações. Numa cafeteria (seja no hotel, seja fora), é bem caro ficar pedindo coisas que eles depois não vão comer. Fazer compras num supermercadinho junto com eles, por outro lado, permite conhecer a comida local e adquirir mais coisas "só para provar". Uma bela ida a uma padaria também pode ser muito educativa. :-)

Além disso, há os itens desejáveis (ou seja, não-obrigatórios mas quem caem pra lá de bem): fogão de pelo menos uma boca pra fazer aquela massinha salvadora à noite, lavanderia auto-serviço pertinho para ter que carregar menos roupa na mala...

A acomodação dos meus sonhos no momento compõe-se, portanto, de um quarto de hotel ou aparthotel com sofá-cama numa salinha separada, com colchão bom no quarto de casal, banho bom, sofá-cama em um ambiente separado, geladeira, microondas... ufa!

Pois bem, a tarefa de conseguir fazer uma reserva incluindo essas variáveis é missão impossível. A maioria dos sites consolidadores de reservas de hotéis permite que você inclua dois adultos e duas (ou mais) crianças na busca, mas não explica direito as opções que apresenta.

Vão aqui, portanto, algumas dicas para conseguir acomodar toda a família num só quarto com baixo risco de surpresas:

1) Comece a pesquisa pelo TripAdvisor. Digite o nome da cidade no campo de busca, marque o filtro "hotéis" e, na página de resultado, clique na opção "família":


Isso significa que a lista que você verá é a dos 499 hotéis recomendados para famílias em Paris, com avaliações feitas pelos próprios hóspedes. Em seguida, inclua as datas de hospedagem e veja quais têm disponibilidade. Eles podem ser ordenados por preço, mas comece a sua exploração pela opção "classificação", que apresenta primeiro os hotéis melhor qualificados pelos clientes. Na imagem abaixo, por exemplo, o hotel Jays é recomendado como o melhor para famílias, com 368 notas recebidas:


Dê uma filtrada por preço e região (você pode ver a lista em formato de mapa), escolha pelo menos uma dúzia dos que mais lhe interessem nessa lista e explore cada um deles. Os links mais importantes são os de "fotos de viajante" (é onde você vê as imagens reais, feitas por hóspedes) e os relatos. Nas fotos, veja como as camas estão dispostas, o espaço disponível, se há kitchenette, se o hotel é limpo (você vai ver MUITAS fotos de sujeira denunciada pelos usuários) e como é a vista da janela. É ali que você vai saber se o sofá-cama prometido era na verdade um colchãozinho no chão e se o "quarto separado" era um desvão embaixo de uma escada que mais parecia um armário de filme de terror.
Nos relatos, confira como é o serviço e as principais características do hotel. Você pode optar por ver os comentários feitos em português em primeiro lugar, e também pode tentar ler os traduzidos pela ferramenta automática. Normalmente, dá para entender perfeitamente as informações básicas, como "Cozinha era bem equipado e muito conveniente para econômico as refeições em família". :-) Além disso, há a nota dada pelo hóspede para cada item:


Em alguns hotéis, há inclusive recomendações sobre os melhores quartos.

2) Depois de fazer uma lista básica dos seus hotéis "desejados", comece a caçar preços. Você pode fazer isso direto no TripAdvisor, que tem link para diversos consolidadores de reservas, ou indo a cada um deles (booking.comhoteis.com, decolar.com, venereexpedia). A vantagem de planejar a sua estadia por meio desses sites é a possibilidade de pagar em reais (no caso dos que operam no Brasil), evitando a taxa adicional de 6% de IOF sobre moeda estrangeira no cartão de crédito, e também a possibilidade de aproveitar ofertas. Em qualquer caso, eu NUNCA fecho uma reserva antes de...

3) ...verificar o preço final no próprio site do hotel. Até porque esse é o momento de conferir as características vistas no TripAdvisor e nos sites consolidadores, ver as fotos "oficiais" e de guardar informações como o endereço e o mapa do local. Já me aconteceu muitas vezes de encontrar preços melhores no site do hotel do que nos consolidadores, mesmo levando em conta o IOF. Abra o olho.

Veja alguns dos hotéis em que cabem um casal e duas crianças que nós testamos e usamos pessoalmente:

Paris
Citadines Saint-German-des-Prés

Nova York
Residence Inn by Marriot Times Square
Four Points by Sheraton Midtown

Sheraton Vistana Villages Orlando
Orlando
Sheraton Vistana Villages Resort International Drive

Park Plaza Westminster Bridge
Londres
Park Plaza Westminster Bridge 
Novotel London Tower Bridge
Park Plaza County Hall
Citadines Trafalgar Square

Manchester
Novotel Manchester Centre

Edimburgo
Novotel Edinburgh Centre

Buenos Aires
Hilton Buenos Aires (em Puerto Madero)

Santiago
Atton El Bosque

San Pedro do Atacama
Hotel Kimal

Sheraton Rio
Rio de Janeiro
Mercure Rio de Janeiro Arpoador
Sheraton Rio Hotel&Resort - Veja o post sobre a nossa estadia no Sheraton

São Paulo
Adagio Itaim Bibi
Novotel Morumbi
Novotel Jaraguá
Radisson Faria Lima

Praia do Forte
Tivoli Ecoresort - Veja o post sobre a nossa estadia no Tivoli

Porto de Galinhas:
Grand Mercure Summerville Resort

Pra completar, as dicas dos participantes do grupo do Facebook Viagens em Família:

Da Fernanda Martins:
Paris - Novotel Les Halles
Dubai - Atlantis
Phuket, Tailândia - Angsana Resort
Bangkok, Tailândia - Ramada Plaza Riverside
Harbin, China - Sofitel

Do Ronaldo Rosa:
Porto - HF Ipanema Park. Veja o post dele sobre o hotel

Da Claudia Boemmels:
Alemanha - rede de hotéis B&B - "São ótimos, simples e baratos. Com beliche que as crianças amam. Sem microondas no quarto. Café da manhã bom, mas simples."

Da Sue Rocha:
Lisboa - HF Fênix - "A rede HF em Lisboa e Porto é ótima. Além de dois quartos, tem microondas."
Porto - HF Porto
Veneza, Lido - Hotel Atlanta Augustus - "Tem dois quartos com espaço razoável para o padrão Veneza. Só não tem microondas."

Da Livia Renata Oliveira Silva:
São Paulo - Novotel Morumbi - "Ótimo. E, agora, eles têm suítes temáticas: Cinderela e Vingadores.""

Da Luciana Schneider, sobre cruzeiros:
"Navio da Disney podem ficar na mesma cabine 2 adultos e 3 crianças de até 17 anos. O Norwegian também aceita 3 crianças na cabine."

Da Tricia Ferreira:
Curitiba: Ibis Curitiba Shopping
Joinville: Ibis Joinville
Porto Alegre: Ibis Aeroporto
Fortaleza: Adaba Blue Ocean Flat
Florianópolis: Pousada dos Golfinhos
Penha (SC): Hotel Açoriano
Gramado: Pousada Gramado

Roma: Mercure Corso Trieste

Da Erika Garcia:
Rio de Janeiro: Golden Tulip Regente

Da Helen Waldemarin:
Ouro Preto (MG): Pousada Chico Anjo - "Mini apartamento com uma ante sala com 2 camas de solteiro e cozinha americana e quarto com cama de casal +1 cama de solteiro. O café da manhã é servido no quarto."
Serra do Cipó (MG): Pousada Varandas da Serra - "Chalé com 2 quartos e 1 banheiro, sendo 1 quarto com cama de casal e outro com 3 de solteiro. Tem parquinho, piscina e piscina aquecida."
Mario Campos/Brumadinho - a 15 km de Inhotim (MG): Pousada Villa da Serra - "Chalé com antessala, 1 quarto de casal e 1 quarto com 2 beliches + 1 cama de solteiro. Tem parquinho, piscina e opção de jantar incluído."