Morro da Borússia: um refúgio de beleza no Litoral Norte do RS Vou viajar: Morro da Borússia: um refúgio de beleza no Litoral Norte do RS

3 de janeiro de 2013

Morro da Borússia: um refúgio de beleza no Litoral Norte do RS


Um passeio obrigatório para quem visita o Litoral Norte do Rio Grande do Sul é ao mirante do Morro da Borússia. O local é de fácil acesso a partir da Free-Way (BR-101), e fica na altura de Osório. Fomos num final de tarde, para aproveitar a vista lindíssima durante o por-do-sol:


Saímos de Atlântida no final da tarde e pegamos a RS-407, que liga a Estrada do Mar à BR-101. A vista, entre a Lagoa dos Quadros e a Lagoa da Pinguela, já valeria a viagem:



Depois, pegamos a BR-101 em direção a Porto Alegre. É só prestar atenção na sinalização e entrar à direita na indicação para o "Mirante da Borússia". Depois, é só seguir as placas:




Além do mirante, há também uma pista de vôo livre:


Logo ao subir no mirante, a vista é de tirar o fôlego. À esquerda, é possível ver as lagoas e o mar, ao fundo:



À direita, as centenas de hélices do parque eólico se somam às lagoas:


A vista é complementada pela poética presença das asas-delta:




Depois do mirante, você pode experimentar a À Lenha Trattoria, que também fica no morro. No site, eles informam que abrem nas sextas e sábados para jantar e em sábados, domingos e feriados para almoço. Ligue (51 93997956) e confira antes de sair, para ter certeza.



No dia em que fomos ao mirante, o restaurante estava fechado, mas pela foto dá para ver a vista da qual se pode disfrutar enquanto come: