Páscoa em Gramado e Canela: o que fazer, onde comer (chocolate) Vou viajar: Páscoa em Gramado e Canela: o que fazer, onde comer (chocolate)

22 de março de 2013

Páscoa em Gramado e Canela: o que fazer, onde comer (chocolate)

Parada de Páscoa em Gramado (foto: Prefeitura de Gramado)
(post atualizado em 2016)

A Páscoa tem tudo a ver com Gramado e Canela porque Gramado e Canela têm tudo a ver com chocolate. Além disso, a Semana Santa é o primeiro feriado friozinho do ano e, para quem está com saudades do inverno, subir a Serra Gaúcha nessa época é garantia de ter que usar uma manguinha comprida, pelo menos à noite.

Surfando nessa onda, as prefeituras de Gramado e de Canela têm apostado nos últimos anos em uma sofisticação cada vez maior das festividades de Páscoa. Usando o modelo do Natal Luz (Gramado) e do Sonho de Natal (Canela), as comemorações nos dois municípios incluem desfiles pelas ruas, peça teatral, oficinas de guloseimas e passeios temáticos, entre outras coisas. Os hotéis também têm programações específicas, como caça ao ninho.

Em Gramado, a decoração de 2016 tem uma temática sofisticada, mostrando aspectos da Páscoa pelo mundo. Há ovos decorados espalhados pela cidade e, na Rua Coberta, atividades alusivas destinadas a crianças e adultos. Além disso, desfiles temáticos gratuitos animam a rua central.

Confira as datas dos desfiles, dos eventos religiosos e toda a programação completa da Páscoa em Gramado

A decoração fofa de Páscoa recebe o visitante na estrada de Canela (foto: Prefeitura de Canela)
Já a Páscoa em Canela, apesar de também contar com muitas atrações, é mais "fofa". A principal característica do evento na cidade (como já ocorre com o Natal) é a beleza aconchegante da decoração, que domina todo o centro da cidade. É garantia de "ooowwwnnnnnn" para toda as idades.

Decoração em Canela (foto: Prefeitura de Canela)

Na praça principal está a Casa dos Coelhos Malucos, com atrações infantis e contação de histórias. E a cidade está, é claro, cheia de coelhos.

Confira a programação completa da Páscoa em Canela.


Além da programação oficial dos eventos de Gramado e Canela, não deixe de aproveitar também para visitar as lojas temáticas das fábricas de chocolate. As melhores estão na estrada entre as duas cidades. Você pode escolher entre a da Caracol (que tem um museu do chocolate e uma vista lindíssima do Vale do Quilombo) e a da Florybal, que tem pista de patinação no chocolate. Há melhor maneira de curtir a Páscoa do que virando criança de novo? E lambuzado em chocolate?

Não esqueça: a estrada para a Serra Gaúcha via Taquara (RS-115) estará fechada nesse período. Veja neste post quais são as vias alternativas para chegar a Gramado e Canela.

Leia também: