O que fazer em Barcelona em agosto: Festa Major de Gràcia

(foto: pere prlpz)

Em 2016, a Festa Major de Gràcia será de 15 a 21 de agosto

Se você passar por Barcelona no mês de agosto, não pode perder um dos acontecimentos mais divertidos e autênticos da capital da Catalunha: a Festa Major de Gràcia, ou, em espanhol, Fiesta Mayor de Gràcia. As “fiestas mayores” são as comemorações anuais mais importantes de uma cidade espanhola, celebradas na época do dia de sua fundação ou do seu santo patrono. E Gràcia, que hoje é na prática é um bairro de Barcelona, já foi uma cidade independente até o século XIX. Por sorte, as áreas urbanas se uniram mas a Festa Major se manteve.

Gràcia é um bairro muito simpático com vários bares e restaurantes, além de lojas e galerias independentes. E, misturados aos jovens vanguardistas que circulam por ali estão os antigos moradores, que continuam fazendo a sua rotina diária há décadas.

Correfoc (foto: Curimedia)

Essa mescla se evidencia na Festa Major: durante cerca de uma semana, misturam-se no bairro desde sacadas enfeitadas como se fosse carnaval a raves nas praças que duram a madrugada inteira. Tudo acontece na rua, praticamente tudo é grátis e há atrações o dia inteiro para todas as idades, incluindo as crianças pequenas. A música também é eclética: há jazz, rock, música eletrônica, festival indie…

No meio disso tudo, oportunidades para ver as manifestações mais genuínas da cultura catalã: castellers, collas de corre-focs, gegants (leia-se castelos humanos de até oito ou nove andares, desfiles de pessoas vestindo fogos de artifício e bonecos gigantes).

Castellers 
Correfoc (foto: Dave Morris)

Esse vídeo dá uma boa idéia de como é a festa:

Veja os castellers em ação:

Confira os destaques da programação de 2015 e a programação completa (está em catalão mas, com imaginação, dá pra entender).

O bom é subir para Gràcia no final da tarde, quando as famílias descem as mesas de jantar dos edifícios (juro!) para comer enquanto participam do movimento, e as praças começam a se preparar para os shows. Diversão garantida e inesquecível.

A photo posted by Festa Major De Gracia (@fm_gracia) on

Leia também:
Reserve um hotel em Barcelona
Natal e Reveillon – as tradições catalãs
Onde passar a virada de ano

Luciane Aquino

Militante da economia digital, jornalista, viajadora, curiosa, leitora, tricoteira.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

VouViajar

contato@vouviajar.blog.br
+5551996782790

RBBV
VouViajar
Receba nossas dicas de viagem por e-mail: