Roupa de esqui: comprar ou alugar? Vou viajar: Roupa de esqui: comprar ou alugar?

1 de agosto de 2015

Roupa de esqui: comprar ou alugar?

Loja de aluguel de roupas de neve em Santiago
Alugar ou comprar? A resposta é a de sempre: depende.
:-)
Depende de quantas vezes você pretende esquiar na vida e do quanto você se incomoda em usar roupas que não se ajustam lá muito bem.

Na primeira vez, provavelmente o mais adequado é alugar. Só depois de usar roupa de esqui é que você saberá que tipo prefere e conseguirá decidir melhor.

No caso das crianças, alugar é a melhor opção: eles crescem mais rápido do que a nossa capacidade de esquiar.

De qualquer forma, há itens que você deve comprar, como a roupa térmica que vai por baixo de tudo (a chamada primeira camada). São camisetas e calças especiais, que garantem a evaporação do suor e mantêm o calor do corpo. Não use algodão comum: ele absorve a umidade, que será congelada pelo frio. O mesmo se aplica às meias, que devem ser especiais e ir até o joelho.

A segunda camada deve ser de fleece, e você também não encontra para alugar. Peça emprestado ou compre.

Os itens que você encontra para alugar são casacos impermeáveis, calças de esqui, botas de neve, capacetes, luvas e óculos de neve. Os preços costumam ser mais baixos nas cidades próximas às estações. Se for a Bariloche, por exemplo, alugue no centro da cidade, e não em Cerro Catedral. Se for às estações próximas a Santiago, alugue na capital mesmo, antes de subir a montanha.

Ainda assim, os preços são altos, e só valem a pena se você ficar por poucos dias ou se nunca mais for usar. Se a temporada exceder quatro dias, a conta certamente ficará mais alta do que comprando.

Outro item a levar em conta é a bagagem. A roupa de neve é muito leve e pode ser bem amassada para caber em malas pequenas, mas é volume adicional. Se você vai misturar a montanha com outros passeios e cidades, uma boa estratégia pode ser separar toda a roupa de montanha numa bolsa que você só vai abrir no hotel na estação.

Se o seu único programa é o esqui, o problema se reduz bastante: nas estações, todo mundo circula o tempo inteiro com roupa esportiva, e as peças adicionais se limitam a camisetas e calças "normais" para usar dentro do hotel e talvez um par adicional de sapatos.

No Brasil, os itens de neve podem ser adquiridos na Decathlon nas lojas físicas ou pela internet, a preços bastante razoáveis.
Nos EUA, uma boa opção é comprar pela Amazon e mandar entregar no hotel. Há preços bons o ano inteiro, com lojas específicas de todas as grandes marcas:

Columbia
The North Face
Burton
Helly Hansen

Roupas masculinas
Roupas femininas
Roupas para meninos
Roupas para meninas
Botas de neve masculinas
Botas de neve femininas
Botas de neve para meninos
Botas de neve para meninas
Óculos (googles)

Veja também:
O que levar na mala para esquiar
Como comprar na Amazon e mandar entregar no hotel nos EUA
Como mandar entregar compras da Amazon em armários (lockers)
Quanto tempo a Amazon leva para entregar nos EUA
Post do blog Nós no Chile sobre como é um tour de um dia no Valle Nevado e arredores

Nenhum comentário: