O que levar na mala para Porto Alegre no verão Vou viajar: O que levar na mala para Porto Alegre no verão

25 de novembro de 2015

O que levar na mala para Porto Alegre no verão



Porto Alegre (foto: Ricardo André Frantz)
Porto Alegre é uma cidade de temperaturas extremas, principalmente no verão. Não se engane com a latitude: em janeiro e fevereiro, as temperaturas ultrapassam os 40 graus com frequência, e a umidade torna a sensação térmica bastante... sufocante!

Consulte a previsão do tempo antes de viajar e, se os dias forem de sol, prepare-se para muito calor. 

Abuse das roupas leves e de tecidos naturais, portanto, e não economize na quantidade. A menos que você pretenda frequentar a lavanderia, as camisetas e camisas só poderão ser usadas uma vez.

Isso não é motivo, no entanto, para esquecer do casaquinho. Obedeça à sua mãe e leve pelo menos um abrigo leve de mangas compridas, assim como uma calça. Lembre-se de que as temperaturas gélidas do ar-condicionado de restaurantes, teatros e cinemas são inversamente proporcionais ao calor que o técnico estava sentindo ao chegar da rua ao seu local de trabalho. Um moletom dará conta de eventuais dias nublados e mais frios.

O parque Moinhos de Vento - Parcão - concentra muita gente nos fins de tarde (foto: Lechatjaune)
Invista em sapatos confortáveis e frescos. A cidade tem vários passeios a pé e parques, e demanda praticidade. Há também muitos locais para praticar caminhada e corrida, mas evite o meio do dia devido ao calor. No final da tarde, o Parcão e a margem do Guaíba se enchem de gente bonita tomando chimarrão e fazendo exercícios.

Se você pretende frequentar a balada ou tem reuniões de trabalho agendadas, capriche nos sapatos e na roupa: os porto-alegrenses são urbanos e gostam de se arrumar. Especialmente as mulheres.

Um guarda-chuva e um casaco impermeável também vêm bem, porque os verões podem ser chuvosos. E não esqueça do boné, do repelente e do filtro solar.

Leia também:
Hotéis próximos ao aeroporto em Porto Alegre
Dois hostels muito bem localizados em Porto Alegre (e baratos!)