Atividades gratuitas com crianças no Central Park, em Nova York Vou viajar: Atividades gratuitas com crianças no Central Park, em Nova York

5 de maio de 2016

Atividades gratuitas com crianças no Central Park, em Nova York

A maior parte dos turistas não sabe, mas o Central Park tem uma série de atrações gratuitas dirigidas especialmente para famílias. Entre os benefícios, estão passeios guiados, o empréstimo de equipamentos para explorar a natureza e também de equipamentos esportivos.

O segredinho que a gente acha mais legal é o empréstimo de uma mochila de exploração para crianças, que é feito nos Visitor Centers (veja no mapa onde eles ficam). Para pegar a mochila, basta que um adulto acompanhado de criança apresente um documento com foto entre as 10h e as 15h. O material deve ser devolvido até as 16h. A mochila vem com binóculos infantis, lentes de aumento, guia de campo (em inglês) e material para desenho:

Mochila infantil para exploração do Central Park tem binóculos e lentes de aumento (Foto: Central Park Conservancy)
Junto com a mochila, é possível comprar por US$ 2 um guia de exploração. Há cinco roteiros: North Woods, Ramble, Harlem Meer, Turtle Pond e Pond. Os guias simplificados também podem ser baixados pela internet em formato PDF.
Guias infantis em PDF podem ser baixados
para auxiliar na exploração do Central Park
Os adultos também podem se aprofundar na observação de aves ao visitar o Observatório Natural Henry Luce, que fica no Belvedere Castle (altura da 79th). Lá, além de documentação sobre as aves do parque, também é possível pegar emprestado um kit com binóculo, guia de observação e caderno de anotações (versão para adultos).

Os fãs de botânica podem dar uma olhada no guia online de floração (Bloom Guide). Basta inserir a estação e o local e a página dá detalhes sobre todas as flores do parque.

Para crianças que compreendem inglês, há passeios familiares gratuitos. A temática muda de acordo com a estação do ano. Em maio por exemplo, há saídas para observações de pássaros migratórios nas manhãs de sábado e domingo (confira os detalhes no site oficial do Central Park). Em maio e junho, há aulas de pesca (veja datas e detalhes). Veja outros passeios na página específica sobre passeios familiares. Preste atenção, porque alguns exigem inscrição. 

Programas familiares levam crianças a observar a vida silvestre do Central Park (Foto: Central Park Conservancy)
Os esportistas podem pegar equipamento emprestado no North Meadow Recreation Center. Já pensou que legal deve ser jogar beisebol ou futebol americano com a crianças no Central Park? Pois basta apresentar um documento com foto e pedir pelos "field day kits". Também é possível reservar pelo número 212-348-4867. Entre os itens disponíveis, há equipamento de basquete, cones, tacos de beisebol, bolas de futebol e de futebol americano, frisbee, corda de pular, bambolês...

Para os fãs de games (mas os antigos), dá para jogar xadrez, damas, dominó e gamão na Chess & Checkers House. As peças são emprestadas lá mesmo.

Além disso, é claro, há os famosos 21 playgrounds. Além de gratuitos, eles são seguros por causa do cercamento e das limitações de acesso (adultos só podem entrar se estiverem em companhia de crianças com menos de 12 anos). Veja a lista no mapa interativo no site do Central Park, que inclui a localização e detalhes sobre cada um deles. No verão, alguns têm brinquedos com água, ótimos para a criançada se refrescar.

Playgrounds são cercados e seguros. Alguns têm até piso emborrachado macio (Foto: Central Park Conservancy)
Leia também:
Veja todos os hotéis de Nova York