Como se proteger do ataque de jacarés nos Estados Unidos

Viajar – como tudo na vida – demanda informação e precaução. Antes de partir, é importante saber os cuidados a tomar no lugar para onde estamos indo. E, depois de chegar, é precido estar atento às orientações de quem nos recebe, sejam elas feitas pessoalmente ou por meio de folhetos e cartazes. Se o acesso a um local ou um determinado comportamento são proibidos, obedeça.

Esse é o caso dos jacarés nos Estados Unidos. Desde 1948, foram registrados pelo menos 379 ataques a humanos no país, sendo que 337 deles foram na Flórida. No total, 18 dessas pessoas morreram (17 só na Flórida). Mas há ocorrências em outros estados, como mostram o mapa e o gráfico abaixo (fonte: www.statemaster.com):
Ataques de jacaré a seres humanos em cada estado dos EUA desde 1948
Ataques de jacaré a seres humanos em cada estado dos EUA
Os jacarés vivem em lagos e rios de toda a Flórida, e também de muitos dos estados do sul dos EUA. A regra é: se há água, há jacarés. Mesmo que o lago esteja bem no meio da cidade, numa zona urbana.
Como os jacarés atacam
Eles capturam a presa com suas mandíbulas poderosas, a sacodem para criar confusão e arrastam para a água, onde a afogam.
O que os jacarés comem
Os jacarés são animais carnívoros e se alimentam de peixe, pássaros, sapos e pequenos mamíferos que são capturados na margem.
Os cuidados para evitar um ataque de jacaré:
– Mantenha distância da água – os jacarés parecem lentos, mas têm uma força descomunal, movem-se em curtas distâncias com muita rapidez e podem dar saltos de quase dois metros de altura. Uma distância segura de um jacaré começa em pelo menos 20 metros.
– Não entre de maneira nenhuma no que os americanos chamam de “fresh water”: lagos, lagoas, rios, pântanos ou qualquer outro tipo de água doce.
– Não deixe que crianças ou animais de estimação se aproximem da margem da água.
– Não sente em píers, pontes ou muros com os pés mergulhados na água.
– Tome cuidado especial ao entardecer e à noite: este é momento em que eles saem em busca de alimento.
– Não alimente jacarés nem outros animais que vivam em águas onde pode haver jacarés. Se for pescar, não limpe peixes junto à água nem deixe suas iscas na margem.
– Confira sempre a água antes de entrar em uma piscina em uma casa, condomínio ou hotel.
– Se encontrar um jacaré em terra firme, nunca passe entre o jacaré e a água – é para onde ele vai fugir se ficar assustado.
– Não tente tirar um jacaré do meio da estrada. Espere dentro do carro até que ele se afaste.
– Se você for atacado, tente enfiar os dedos ou alguma outra coisa nos olhos do animal ou bata na sua cabeça.
Leia também:
Luciane Aquino

Militante da economia digital, jornalista, viajadora, curiosa, leitora, tricoteira.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

RBBV
VouViajar
Receba nossas dicas de viagem por e-mail: