5 programas gratuitos para curtir com crianças em Gramado e Canela

Este post faz parte da blogagem coletiva “Melhores Programas com crianças em Gramado e Canela”, que tem o patrocínio do Hotel Alpestre.
Conheça a programação para crianças no Alpestre e faça uma reserva


——-——-——-——-

O turismo na região de Gramado e Canela tem atrações bastante caras, mas também dezenas de opções de passeios gratuitos para visitantes de todas as idades. A convite do Hotel Alpestre, de Gramado, selecionamos cinco programas grátis para fazer com as crianças:

1. Lago Negro

O Lago Negro é bonito em todas as estações do ano
É o clássico dos clássicos de Gramado. Ninguém pode voltar de lá sem fotos do belo lago artificial construído em 1953 e adornado com árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha. Suas águas profundas e de verde intenso refletem as diferentes flores que se sobressaem em diversas estações.
As crianças adoram correr nos gramados e no caminho de saibro que circunda o lago, e não é difícil encontrar um lugar gostoso para fazer um piquenique. A trilha tem cerca de 800 metros, e dá pra completar com facilidade.
No entorno, há lojinhas de suvenir, lanchonetes e sanitários, além da atração Alemanha Encantada, que tem um restaurante temático alemão no térreo e um mirante para o lago onde fica a Torre da Rapunzel, que tem entrada paga.
Os pedalinhos disponíveis no lago também são pagos.
É um parque sem cerca e está sempre aberto. O estacionamento é fácil.
Curiosidade para compartilhar com as crianças: o lago foi construído depois de um incêndio que durou oito dias e devastou a mata local.

2. Praça das Etnias

Os colonos assam pães e cucas como antigamente nos fornos à lenha em plena praça
A Praça das Etnias fica assim durante o Natal Luz, que vai do final de outubro até a metade e janeiro
Bem ao lado da Rodoviária de Gramado e a um pulo do centro, a Praça das Etnias é um espaço livre supercharmoso e um ótimo programa cultural e gastronômico. Ali ficam três casas que representam a cultura de três povos que colonizaram a região: português, italiano e alemão. Além disso, na Casa do Colono, objetos contam a história da imigração. É uma ótima oportunidade para ilustrar aquelas aulas de história que as crianças têm na escola!
Também na praça, os pequenos podem observar fornos ao ar livre em que colonos assam pães e cucas usando a mesma técnica aplicada em suas casas. É um lanche baratíssimo e cultural. Como esquecer a imagem das brasas e aquele cheirinho delicioso?
Se sobrar memória na câmera depois dessa experiência, sugiro atravessar a rua para fazer fotos lindas na floridíssima rua Torta.
No Natal Luz, a prefeitura monta um lindo cenário natalino na praça. Não perca.
Confira os horários de funcionamento das atrações no site da prefeitura de Gramado.
Curiosidade para compartilhar com as crianças: o nome “cuca”, que define aquele bolo doce delicioso coberto com uma farofa de manteiga, açucar, farinha e frutas não tem nada a ver com a cabeça de ninguém. De origem alemã, o nome deriva de “kuchen”, que significa bolo.

3. Le Jardin

O Le Jardin tem gramados amplos e perfeitos para as crianças gastarem energia (foto: Claudia Bins/blog As Passeadeiras)
Enquanto as crianças correm lá fora, os adultos podem fuçar na lojinha linda
Esse é um programa para aquele momento em que as crianças viajantes entram em estresse e pre-ci-sam de um local amplo e seguro para gastar toda a energia da infância. De quebra, o ambiente favorece aquela respirada de que os pais também precisam nesse momento.
O Le Jardin é um parque de flores que tem a lavanda como estrela-mor. Localizado em uma colina na entrada da cidade, tem muito espaço para correr e também para relaxar. Se você estiver disposto a abrir o bolso, tem também uma loja linda repleta de produtos cosméticos e fitoterápicos e um café convidativo.
Fecha às segundas-feiras e tem um excelente estacionamento. Se estiver de carro, tome cuidado na entrada e na saída, porque a rampa é em ângulo e dá direto na estrada.
4. Lojas de Chocolate


Todas as lojas de chocolate têm decoração atraente para crianças (foto: Cláudia Rodrigues/blog Felipe O Pequeno Viajante)

As fábricas de chocolate de Gramado e Canela estão por toda parte e todas oferecem atrações para as crianças (além do chocolate, claro). Uma opção prática fica na estrada entre Gramado e Canela, onde ficam, lado a lado, lojas temáticas da Caracol e da Florybal. Nesta última há vários brinquedos grátis para o uso livre das crianças e é possível ver a fabricação de barras e bombons através de uma vitrine.
No Reino do Chocolate, da Caracol, a maior atração gratuita é admirar a paisagem no Café que fica nos fundos, mas isso vai melhor se for acompanhado de um chocolate quente. Detalhe: entre pela Loja, porque para entrar pelo Reino é preciso pagar o ingresso. Isso não será um problema se você estiver hospedado no Hotel Alpestre, porque em outubro todos os hóspedes ganharão entradas cortesia. Vale a pena visitar. 🙂
A fachada do Reino durante o Natal é uma das mais lindas da região, por causa dos gigantescos soldadinhos (ou soldadões) de chumbo que guardam a entrada. Não perca essa foto.
Se não der para fazer essa parada, procure as lojas de chocolate no centro das duas cidades. Todas têm algum tipo de gracinha para os pequenos, ainda que sejam bonecos daqueles com um buraco no rosto para a gente fazer fotos. A Florybal do centro de Canela também tem brinquedos para crianças pequenas.
Curiosidade para compartilhar com as crianças: os suíços comem 11 quilos de chocolate por ano, e os brasileiros comem somente dois. Precisamos dar um jeito nisso!


5. Labirinto Verde de Nova Petrópolis

O Labirinto de Nova Petrópolis é para todas as idades (foto: Cláudia Rodrigues/blog Felipe, O Pequeno Viajante)
Essa atração não fica em Gramado ou Canela, mas é pertinho e vale o passeio! E é de graça.
Formado de ciprestes, o labirinto leva de 10 a 20 minutos para ser “resolvido”, e é diversão garantida para toda a família.

Essa lista não esgota as possibilidades gratuitas para crianças na região. Nas festas temáticas das cidades (Páscoa, Natal, férias de julho), sempre há atrações livres na Rua Coberta, em Gramado, e na Praça João Correa, em Canela.

O Alpestre tem várias opções de entretenimento e alimentação incluídas na diária. Tudo capitaneado pelo mascote Alceu

Os hotéis sempre têm mimos especiais para os pequenos. Consulte a programação e não deixe de aproveitar as opções. O Alpestre oferece dezenas de atividades para crianças de todas as idades. A programação é famosa na região pela atenção dispensada às famílias, e a infra é ótima para as crianças e também para o conforto dos pais.

Entre outras coisas, o Alpestre oferece copa baby aberta 24h, recreação, banheirinha, berço, grade para cama, menu baby e menu kids em todas as refeições, e piscinas coberta e ao ar livre. Também empresta bicicletas para crianças e adultos, tem transfer gratuito para o centro de Gramado e oferece tours a pé gratuitos.

Para cuidar da saúde, o Alpestre tem convênio com a Unimed para atendimento de emergência.

Clique aqui para conhecer a programação do Hotel Alpestre para o Mês das Crianças e fazer uma reserva.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Este post faz parte da blogagem coletiva “Melhores Programas com Crianças em Gramado e Canela”, que tem o patrocínio do Hotel Alpestre. Como sempre, essas são as nossas opiniões autênticas sobre as atrações recomendadas e também sobre o hotel.


Veja os demais posts da blogagem coletiva:
5 lugares para comer em Gramado e Canela com crianças – blog Café Viagem
5 programas para fazer com a gurizada em Gramado e Canela – blog Viagem Simplesmente
5 comidinhas imperdíveis em Gramado e Canela – blog Malas e Panelas
5 programas para curtir ao ar livre em Gramado – blog As Passeadeiras
Gramado e Canela com chuva com crianças – blog Felipe, o Pequeno Viajante
5 programas clássicos e imperdíveis em Gramado – blog Viagens que Sonhamos

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Luciane Aquino

Militante da economia digital, jornalista, viajadora, curiosa, leitora, tricoteira.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

VouViajar

contato@vouviajar.blog.br
+5551996782790

RBBV
VouViajar
Receba nossas dicas de viagem por e-mail: