Restaurante Caldeira, em Bento Gonçalves: um ossobuco de virar a cabeça(com receita!)

 

Ossobuco + polenta + ossobuco + polenta + ossobuco + polenta!

Numa região onde o almoço em meio às vinícolas é a grande estrela durante o dia, o restaurante Caldeira, em Bento Gonçalves, é uma das melhores opções de jantar dentro da cidade. Fica em uma ruazinha discreta mas bem acessível e de estacionamento fácil, pertinho do Hotel Laghetto Viverone e do L’America Shopping. O cardápio tem massas, risotos, carnes e até frutos do mar, mas a maior atração é o ossobuco com polenta. Nós já estivemos lá duas vezes e repetimos o prato! Na última vez, o proprietário, Rafael Caldeira, parece que se animou com a visita dos jornalistas e resolveu não só explicar como era feito como entregou a receita, que a gente dá aqui no final do post.

O ossobuco, que é cozido durante quase três horas, vem à mesa junto com a polenta em charmosas panelas de ferro. A refeição é uma daquelas em que a gente serve um pouco de carne e um pouco de polenta, vai comendo e… põe mais ossobuco porque sobrou polenta, e… bota mais polenta porque agora sobrou ossobuco. No fim, não sobra nada na panela.

Os visitantes não economizam elogios nas paredes
Salada do restaurante Caldeira, em Bento Gonçalves
Saladinha com cebolas puxadas no balsâmico e farofa de pão com ervas para aplacar a culpa

A refeição fechou com chave de ouro com uma sobremesa que não foi unanimidade na mesa: sorvete de creme com calda de vinho e cebola. É MA-RA! Se você não tem preconceitos contra cebola (tem gente que não gosta, não tem jeito), prove. PROVE! A cebola, cortada fininha como para ceviche, é passada por uma frigideira para murchar e, depois, cozida em calda de vinho e especiarias. Dio Santo, eu adorei.

Não tenha preconceito: experimente o sorvete de creme com calda de cebolas ao vinho! (foto: Diego Adami)
Não tenha preconceito: experimente o sorvete de creme com calda de cebolas ao vinho! (foto: Diego Adami)

Antes de ir ao Caldeira, ligue e faça uma reserva (infos no final do post). O restaurante está sempre cheio, principalmente aos fins de semana.

Agora vamos ao que interessa:

Receita: Ossobuco com polenta cremosa
(para 4 pessoas)

Ossobuco
– 4 unidades de ossobuco com cerca de 4 cm de altura
– 2 latas de tomates pelados
– 1 taça de vinho tinto (pode ser aquele que você vai tomar com a receita)
– 1 bouquet garni (com manjericão, louro, orégano, alecrim e tomilho)
– alho e cebola picados a gosto
– 1 pimenta dedo de moça picada
– salsão picado
– sal a gosto
Polenta cremosa
– 5 xícaras de caldo de carne ou legumes
– 1 1/2 xícara de farinha de milho média
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 1/2 copo de requeijão
– sal a gosto
Comece pelo ossobuco: Numa panela grande, coloque um fio de azeite e frite cada pedaço do ossobuco para selar (até ficar dourado). Retire a carne, coloque mais um fio de azeite na panela (aproveitando aquele tostadinho) e refogue o alho e a cebola. Volte a carne para a panela, tempere com sal e pimenta, coloque o bouquet garni , o salsão e o vinho. Coloque os tomates pelados e um pouco de água, se necessário. Deixe cozinhar lentamente até a carne ficar bem macia (mais ou menos 2 hora e meia), vá colocando um pouco de água (ou caldo de carne) se necessário.
Enquanto a carne cozinha, braços fortes para mexer a polenta. Ferva o caldo e despeje a farinha de milho lentamente, sempre mexendo para não empelotar. A farinha de milho demora uns 30 minutos para cozinhar, então, força! Quando a polenta estiver cozida, desligue o fogo e misture a manteiga e o requeijão.

Restaurante Caldeira
http://restaurantecaldeira.com.br/
(54) 3701.0272

No Facebook: /restaurantecaldeira
No TripAdvisor: /caldeirarestaurante
Leia também:
Luciane Aquino

Militante da economia digital, jornalista, viajadora, curiosa, leitora, tricoteira.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

RBBV
VouViajar
Receba nossas dicas de viagem por e-mail: