Guia completo do Natal Luz 2018/2019 de Gramado

Parada de Natal, Gramado, Natal Luz, Serra Gaúcha
O Natal Luz 2018 começa em outubro e vai até janeiro de 2019. Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

Atualizado em maio de 2018
O Natal Luz 2018/2019 já tem data marcada, e ocorrerá em Gramado de 25 de outubro de 2018 a 13 de janeiro de 2019 (domingo). Os ingressos começam a ser vendidos tradicionalmente em julho ou agosto. Para ficar sabendo quando as entradas estiverem à venda, cadastre-se no nosso boletim sobre o Natal Luz e nós avisaremos por email: http://eepurl.com/dokGZX

Ingressos para o Natal Luz 2018

Os ingressos já podem ser reservados com cartão de crédito e pagamento em 12 vezes em sites de agências com transporte incluído. Veja opções para os 3 espetáculos:

Natal pelo Mundo

Reencontros de Natal

Grande Desfile de Natal

Os ingressos para as ceias de Natal e Réveillon na Serra Gaúcha também já estão à venda. Clique neste link para saber quais são as principais opções e as nossas recomendações.

Shows do Natal Luz de Gramado – como escolher os espetáculos e os lugares

Os espetáculos pagos são: Grande Desfile de Natal, Natal pelo Mundo e Reencontros de Natal.

Grande Desfile de Natal:

Natal Luz de Gramado - Grande Desfile de Natal. Foto Cleiton Thiele/SerraPress
O Grande Desfile de Natal é realizado no estacionamento da Expogramado. Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

É realizado na Expogramado, em local coberto com estacionamento pago. É indicado para crianças de todas as idades.

 

A Expogramado fica a cerca de dois quilômetros da Rua Coberta, e o transporte não é abundante. Se estiver de carro, planeje-se para chegar com pelo menos uma hora de antecedência por causa do trânsito e do congestionamento na entrada do estacionamento. Outra possibilidade é comprar o ingresso de uma agência que já inclua o transporte.

Você já pode reservar ingressos para o Grande Desfile de Natal em agências neste link.

Natal pelo Mundo:

Natal Luz de Gramado - Natal Pelo Mundo. Foto Cleiton Thiele/SerraPress
O Natal pelo Mundo é realizado na ExpoGramado. Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

É um musical que conta a história de Sofia, que era a menina personagem do espetáculo anterior, que se chamava Fantástica Fábrica de Natal. Nesta edição, Sofia cresceu, tem 31 anos e volta a acreditar no espírito do Natal. Também é indicado para crianças de todas as idades.

É encenado dentro da Expogramado (chegue cedo!)

Você já pode reservar ingressos para o Natal pelo Mundo em agências neste link

Reencontros de Natal

Natal Luz de Gramado - Espetaculo Reencontros de Natal. Foto Cleiton Thiele/SerraPress
O Reencontros de Natal ocorre ao ar livre, no Lago Joaquina Rita Bier. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

É o show que substituiu o Nativitaten/Eu Sou Maria. O músical conta a história da reunião de uma família nos feriados de final de ano, embalado por canções tradicionais natalinas e coroado por queima de fogos de artifício.

 

O Reencontros de Natal é um espetáculo a céu aberto que dificilmente é cancelado por causa das condições climáticas. Prepare-se, portanto, para enfrentar vento e chuva, se for o caso (confira nosso post sobre o que vestir no Natal Luz de Gramado). Alguns pais evitam levar crianças muito pequenas por esse motivo, e também por causa do barulho dos fogos.

Nós fomos ao show no dia da estréia em 2017, a convite da organização do Natal Luz, e chovia bastante. Foram distribuídas capas de chuva para os presentes, mas muita gente não aguentou até o fim. Os melhores lugares são as arquibancadas vendidas pelas agências (clique para consultar o preço), o Tapete Vermelho e as arquibancadas premium em frente a esses locais. As melhores arquibancadas comuns são a D e a E.

Nós também já fomos aos shows anteriores. em 2015 e 2016. Veja como foi a nossa experiência assistindo ao Eu Sou Maria no camarote coberto e na Casa Leopoldo.

Uma boa notícia é a volta do Tapete Vermelho, que é um ingresso mais caro numa arquibancada coberta.

Você já pode reservar ingressos para o Reencontros de Natal em agências neste link

Programação gratuita do Natal Luz de Gramado

O Acendimento das Luzes ocorre diariamente no Palácio dos Festivais. Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

A programação gratuita tradicionalmente tem:
– O Acendimento das Luzes de Natal, realizado no Palácio dos Festivais diariamente ao anoitecer;
– A Parada de Natal, que percorre as principais ruas da cidade à tarde com atores e minicarros alegóricos;
– A Vila de Natal, na Praça das Etnias, ao lado da Rodoviária, com venda de artesanato e exibição de peças infantis gratuitas.

A decoração da Rua Coberta é uma das mais bonitas de 2017 - Natal Luz de Gramado
A decoração da Rua Coberta em 2017. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

– Shows diários gratuitos na Rua Coberta.

 

Korvatunturi

O Korvatunturi faz parte da programação paralela do Natal Luz há nove anos e mistura teatro e circo para contar a história de uma árvore mágica e do reencontro de um povo com seus valores. Muitos consideram o show mais bonito do que os três oficiais do Natal Luz, e é indicado para todas as idades.

O Korvatunturi é encenado durante o ano em Gramado, e vale a pena conferir em qualquer época. Você pode adquirir as entradas online clicando neste link.

Sonho de Natal de Canela

A programação do Sonho de Natal de Canela foi totalmente em gratuita em 2017, e ainda não há informações sobre 2018. O evento é um amor. O encanto começa pela decoração da cidade, que é sempre muito artesanal e FO-FA.

Os shows se dividem entre a fachada da catedral e o Multipalco, na praça principal. Para conferir os espetáculos na catedral, acomode-se em um dos cafés com varanda para a praça para assistir com conforto. Uma boa opção é aguardar tomando um espumante na Holic Patisserie (leia nosso post sobre esse lugar muito especial em Canela).

Onde reservar hotéis para o Natal Luz de Gramado

Se você tem planos de ir, comece a se organizar já! Lembre-se: quem reserva hotel com antecedência consegue os melhores locais e melhores preços. Veja a nossa lista com recomendação de hospedagem para o o Natal Luz e confira também o nosso post que ajuda a organizar a mala (sim, lá a gente responde se faz frio ou não nessa época do ano!).

Aproveite para também reservar o seu hotel em Porto Alegre e em Bento Gonçalves. Se você chegar tarde a Porto Alegre ou sair cedo pela manhã, pode ser uma boa ideia ficar em um hotel pertinho do aeroporto. Há várias opções.

Como chegar a Gramado e como alugar um carro

Pense também se você pretende alugar um carro, contratar um transfer ou subir a Serra Gaúcha de ônibus. Neste post, a gente ajuda você a decidir se deve ou não alugar um carro, e neste a gente explica todas as maneiras possíveis de chegar a Gramado (inclusive de helicóptero!).

Ceias de Natal e Réveillon em Gramado

Diversos hotéis, restaurantes e casas de festas organizam ceias de Natal e de Ano Novo. Os preços dependem da sofisticação do evento, do entretenimento e do cardápio. Alguns têm shows ao vivo e até miniescola de samba. Veja várias opções de ceia neste link.

Passeios em Gramado, Canela, Maria Fumaça e Vale dos Vinhedos

Você também já pode comprar com antecedência e parcelados no cartão vários ingressos para enriquecer o seu roteiro. Um deles é para o BusTour (clique no link em azul para reservar online), um ônibus turístico que percorre os principais pontos de interesse de Gramado e Canela. Você pode comprar ingressos para 1, 2 ou 3 dias e subir e descer quantas vezes desejar.

Também pode adquirir ingressos para os parques e museus de Gramado e para os parques e museus de Canela e para o Snowland. Outra boa opção é comprar o GramadoPass, que dá acesso a várias atrações ao mesmo tempo.

Maria Fumaça, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha
A Maria Fumaça é programa obrigatório em Bento Gonçalves (foto: divulgação)

 

Não deixe de também incluir Bento Gonçalves no seu roteiro. Os ingressos para a Maria Fumaça se esgotam com algumas semanas de antecedência, e são os primeiros que você deve garantir. Você pode ir a Bento no seu carro próprio ou alugado.

Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
As vinícolas do Vale dos Vinhedos e as outras atrações da região merecem pelo menos dois dias

Outra opção é adquirir um passeio saindo de Gramado que inclui visita às vinícolas do Vale dos Vinhedos no seu roteiro. Se você viajar em dezembro ou janeiro, pode também aproveitar a programação da vindima. Leia este post sobre as melhores atividades no Vale dos Vinhedos na época da colheita da uva e que você não pode perder.

Cânion do Itaimbezinho, na Serra Gaúcha
Cânion do Itaimbezinho, na Serra Gaúcha

Pense também em dar um pulo no Parque Nacional dos Aparados da Serra e visitar os cânions do Itaimbezinho e Fortaleza

casamento dos sonhos gramado
A capela Casamento dos Sonhos realiza cerimônias temáticas no estilo de Las Vegas

Isso tudo, é claro, sem esquecer que você também pode aproveitar a viagem e fazer um casamento ao estilo Las Vegas na mais nova atração de Gramado: uma capela que faz celebrações relâmpago com vários temas e preços. Nos pacotes Casamento dos Sonhos, as possibilidades incluem convidados como Elvis Presley, Darth Vader ou príncipes medievais. Se os noivos preferirem, a capela também faz a tradicional cerimônia romântica. Confira todas as versões e preços neste link.

Cadastre-se no nosso evento no Facebook para conversar com outras pessoas que irão ao evento e ficar sabendo das novidades durante o ano inteiro!

Pra terminar, confira todos os posts do blog sobre Gramado e sobre a Serra Gaúcha.

Tem dúvidas ou gostaria de dar a sua dica? Deixe nos comentários!

Leia também:


Luciane Aquino

Militante da economia digital, jornalista, viajadora, curiosa, leitora, tricoteira.

11 Comments
  1. Vi os 3 “espetaculos”. Amadorismo puro. Muito caro pra o que é. NÃO RECOMENDO.
    O natal pelo mundo parece teatro de fim de ano de escola de ensino fundamental.
    O tal grande desfile sao pessoas fantasiadas dando tiaozinho pro público, carros alegoricos simples e sem significados.
    O do lago é o menos pior, mas chamar de “grande espetaculo” é brincadeira, saimos antes de terminar. Deviam devolver o valor dos ingressos em respeito ao publico.
    DECEPCIONADA.

  2. Oi Luciane! Adorei sua matéria! Gostaria de saber quanto a localização da arquibancada. como pretendo comprar pelo site só aparece A, B e F. Entre essas qual seria melhor? Ficarei muito agradecida se puder me ajudar. Super obrigada! Cláudia

    1. Oi, Claudia! Tudo bem? Que bom que a matéria te ajudou. 🙂
      Para qual dos shows seria a arquibancada? Se for no Reencontros, prefira a F. Se for no Desfile, a B ou a F.

  3. Ola. Boa noite.

    Sabe dizer se este ano haverá queima de fogos em local público?

    Vi que as ceias estão girando em torno de R$ 450,00 por pessoa. Achei meio salgado.

    Será que ha opções mais em conta?

    1. Olá, Gleison!
      A queima de fogos na Igreja de Gramado é uma tradição, mas não foi confirmada ainda. Há algumas opções mais baratas: um exemplo é a Noite Gaúcha Natalina no restaurante Garfo e Bombacha, por R$ 199, que une um programa que muitos já colocam no seu roteiro à ceia de Natal. Há outras ceias a partir de R$ 209 neste link: https://www.belaviagem.com/opcionais/idadv:610756/gvia:link-ver-todas/alone:1/filtros:ceiasdefimdeano/nome:

  4. Gostaria de saber quando irão começar a vender os ingressos dos espetáculos e os valores. Meu maior interesse é pelo O grande desfile de natal.

    1. Oi, Taysa. Os ingressos normalmente começam a ser vendidos no site oficial em agosto/setembro, mas as agências de turismo têm acesso antecipado e começam a comercializar antes disso. Nós avisaremos assim que isso ocorrer!

  5. Boa noite!
    Gostaria de tirar algumas dúvidas.
    Encontrei um site já realizando venda de ingressos para o natal luz, mas a venda oficial ainda não está aberta, correto? Quando vc fala que os melhores ingressos são os comprados nas agencias, qual o canal para compra?

    Referente aos outros passeios na regiao, estarei la na época do natal, você acha importante ir com ingressos comprados, ou podem ser comprados lá mesmo?
    Obrigada!!

    1. Oi, Camila. Tudo bem?
      A venda oficial normalmente é aberta no segundo semestre (varia a cada ano). Sim, já há agências vendendo ingressos. Esta é uma delas: https://www.touron.com.br/redirect/GKsviqH9Ce3

      Acho importante ir com os ingressos para essa época comprados, sim. Principalmente do Korvatunturi e do passeio de Maria Fumaça, que esgota com algumas semanas de antecedência na temporada do Natal Luz. Você pode ver opções de pacotes com agência para a Maria Fumaça e Bento Gonçalves neste link: https://www.belaviagem.com/coisaslegaisprafazer/filtros:tours/idadv:610756/destino:Bento%20Gon%C3%A7alves
      Você também pode comprar ingressos somente para a Maria Fumaça (sem transporte até Bento Gonçalves incluído) neste link: https://www.touron.com.br/redirect/ErsZipH7Co7

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

RBBV
VouViajar
Receba nossas dicas de viagem por e-mail: