Páscoa em Gramado e Canela: o que fazer, onde comer (chocolate)

Páscoa em Gramado, na Serra Gaúcha

(post atualizado em março de 2018)

A Páscoa tem tudo a ver com a Serra Gaúcha porque a Serra Gaúcha tem tudo a ver com chocolate. Além disso, a Semana Santa é o primeiro feriado friozinho do ano e, para quem está com saudades do inverno, visitar Gramado, Canela e Nova Petrópolis nessa época é garantia de ter que usar uma manguinha comprida, pelo menos à noite.

Surfando nessa onda, as prefeituras têm apostado nos últimos anos em uma sofisticação cada vez maior das festividades de Páscoa. Usando o modelo do Natal Luz (Gramado) e do Sonho de Natal (Canela), as comemorações incluem desfiles pelas ruas, peça teatral, oficinas de guloseimas e passeios temáticos, entre outras coisas. Os hotéis também têm programações específicas, como caça ao ninho.

Páscoa em Gramado, na Serra Gaúcha
Desfile de Páscoa pelo centro de Gramado

Em Gramado, a decoração inclui ovos decorados espalhados pela cidade e, na Rua Coberta, atividades alusivas destinadas a crianças e adultos. Além disso, desfiles temáticos gratuitos animam a rua central à tarde.

Páscoa em Canela

Páscoa em Canela, na Serra Gaúcha
Páscoa de 2018 em Canela tem coelhos super-heróis

Já a Páscoa em Canela, apesar de também contar com muitas atrações, é mais “fofa”. A principal característica do evento na cidade (como já ocorre com o Natal) é a beleza aconchegante da decoração, que domina todo o centro da cidade. É garantia de “ooowwwnnnnnn” para toda as idades.

Páscoa em Canela, na Serra Gaúcha

Confira a programação oficial:
Praça João Corrêa
Shows Musicais
– 24 de março – 16h – A Banda Mais Bonita da Cidade;
– 30 de março – 18h – Voice In;
– 31 de março – 19h – Cantora Tiê.
Teatro de Bonecos
16h – Espetáculo “O Coelho de Canela” – sempre aos sábados, domingos e feriados.

PARADA DE PÁSCOA
Sábados, domingos e feriados
15h – Saída da Catedral de Pedra/até a Praça João Corrêa

Além da programação oficial dos eventos de Gramado e Canela, não deixe de aproveitar também para visitar as lojas temáticas das fábricas de chocolate. As melhores estão na estrada entre as duas cidades. Você pode escolher entre a da Caracol (que tem um museu do chocolate e uma vista lindíssima do Vale do Quilombo) e a da Florybal, que tem pista de patinação no chocolate. Há melhor maneira de curtir a Páscoa do que virando criança de novo? E lambuzado em chocolate?

Chocofest em Nova Petrópolis

Chocofest em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha

Chocofest em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha

Chocofest em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha

Chocofest em Nova Petrópolis, na Serra GaúchaA antiga Chocofest, que encantou o público por muitos anos em Gramado, foi retomada em 2018 em Nova Petrópolis. Todas as atrações são gratuitas e incluem desfile, peças de teatro e muitas oficinas com a criançada.

Confira a programação completa no site da Chocofest

 

Como chegar a Gramado e como alugar um carro

Pense também se você pretende alugar um carro, contratar um transfer ou subir a Serra Gaúcha de ônibus. Neste post, a gente ajuda você a decidir se deve ou não alugar um carro, e neste a gente explica todas as maneiras possíveis de chegar a Gramado (inclusive de helicóptero!).

Passeios em Gramado, Canela, Maria Fumaça e Vale dos Vinhedos

Você também já pode comprar com antecedência e parcelados no cartão vários ingressos para enriquecer o seu roteiro. Um deles é para o BusTour, um ônibus turístico que percorre os principais pontos de interesse de Gramado e Canela. Você pode comprar ingressos para 1, 2 ou 3 dias e subir e descer quantas vezes desejar.

Também pode adquirir ingressos para os parques, para o Snowland e para os museus. Outra boa opção é comprar o GramadoPass, que dá acesso a várias atrações ao mesmo tempo.

Não deixe de também incluir Bento Gonçalves no seu roteiro. Os ingressos para a Maria Fumaça se esgotam com algumas semanas de antecedência, e são os primeiros que você deve garantir. Você pode ir a Bento no seu carro próprio ou alugado.

Outra opção é adquirir um passeio saindo de Gramado que inclui visita às vinícolas do Vale dos Vinhedos no seu roteiro. Se você viajar em dezembro ou janeiro, pode também aproveitar a programação da vindima. Leia este post sobre as melhores atividades no Vale dos Vinhedos na época da colheita da uva e que você não pode perder.

Pense também em dar um pulo no Parque Nacional dos Aparados da Serra e visitar os cânions do Itaimbezinho e Fortaleza.

Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
As vinícolas do Vale dos Vinhedos e arredores merecem uma visita de pelo menos dois dias
Maria Fumaça, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha
A Maria Fumaça é programa obrigatório em Bento Gonçalves (foto: divulgação)
Cânion do Itaimbezinho, na Serra Gaúcha
Cânion do Itaimbezinho (foto: divulgação)

Pra terminar, confira todos os posts do blog sobre Gramado e sobre a Serra Gaúcha.

Tem dúvidas ou gostaria de dar a sua dica? Deixe nos comentários!

Leia também:

 

Luciane Aquino

Militante da economia digital, jornalista, viajadora, curiosa, leitora, tricoteira.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

RBBV
VouViajar
Receba nossas dicas de viagem por e-mail: