Páscoa em Gramado e Canela: guia completo 2019

Páscoa em Gramado, na Serra Gaúcha

(post atualizado em fevereiro de 2019)

A Páscoa tem tudo a ver com a Serra Gaúcha porque a Serra Gaúcha tem tudo a ver com chocolate. Além disso, a Semana Santa é o primeiro feriado friozinho do ano e, para quem está com saudades do inverno, visitar Gramado, Canela e Nova Petrópolis nessa época é garantia de ter que usar uma manguinha comprida, pelo menos à noite.

Surfando nessa onda, as prefeituras têm apostado nos últimos anos em uma sofisticação cada vez maior das festividades de Páscoa. Usando o modelo do Natal Luz (Gramado) e do Sonho de Natal (Canela), as comemorações incluem desfiles pelas ruas, peça teatral, oficinas de guloseimas e passeios temáticos, entre outras coisas. Os hotéis também têm programações específicas, como caça ao ninho.

Páscoa em Gramado

Páscoa em Gramado, na Serra Gaúcha
Desfile de Páscoa pelo centro de Gramado

Em Gramado, a decoração inclui ovos decorados espalhados pela cidade e, na Rua Coberta, atividades alusivas destinadas a crianças e adultos, como oficinas de chocolate e espaço kids. Além disso, a Parada de Páscoa – um desfiles temático gratuito – anima a rua central todos os sábados e domingos, às 16h.

Os eventos religiosos também são destacados no Gramado Aleluia, com destaque para a Procissão de Ramos e a Procissão dos Passos, além das missas no dia de Páscoa.

Em 2019, a programação vai de 29 de março a 21 de abril. As atividades básicas são as seguintes:

Terça a Sexta-feira
14h – Contação de História
16h – Atração Artística
18h30 – Trupe de Páscoa
 
Sábados e Domingos
14h – Contação de História
16h – Parada de Páscoa
18h30 – Trupe de Páscoa
PROCISSÃO DE RAMOS – Dia 14/04 – 9h30min
PROCISSÃO DE PASSOS – Dia 21/04 – 20h

Os detalhes ainda não foram divulgados.

Páscoa em Canela

Já a Páscoa em Canela, apesar de também contar com muitas atrações, é mais “fofa”. A principal característica do evento na cidade (como já ocorre com o Natal) é a beleza aconchegante da decoração, que domina todo o centro da cidade. É garantia de “ooowwwnnnnnn” para toda as idades.

A programação em 2019 vai de 6 a 24 de abril, mas a programação detalhada ainda não foi divulgada.

Páscoa em Canela, na Serra Gaúcha

Além da programação oficial dos eventos de Gramado e Canela, não deixe de aproveitar também para visitar as lojas temáticas das fábricas de chocolate. As melhores estão na estrada entre as duas cidades. Você pode escolher entre a da Caracol (que tem um museu do chocolate e uma vista lindíssima do Vale do Quilombo) e a da Florybal, que tem pista de patinação no chocolate (o ingresso pode ser comprado online). Há melhor maneira de curtir a Páscoa do que virando criança de novo? E lambuzado em chocolate?

Chocofest em Nova Petrópolis

Chocofest em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha

Chocofest em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha

Chocofest em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha

Chocofest em Nova Petrópolis, na Serra GaúchaA antiga Chocofest, que encantou o público por muitos anos em Gramado, foi retomada em 2018 em Nova Petrópolis com sucesso de público: 100 mil pessoas visitaram a feira.

Neste ano, a festa vai de 11 a 21 de abril. Todas as atrações são gratuitas e incluem desfile pelas ruas da cidade, peças de teatro, feira de chocolate e gostosuras e muitas oficinas com a criançada.

Nova Petrópolis fica a 30 quilômetros de Gramado (a via tem pedágio).

Confira a programação completa no site da Chocofest

Como chegar a Gramado e como alugar um carro

O feriadão de Páscoa é o mais movimentado do ano em Gramado e Canela, e o transporte não é tão fácil. A estrada entre Gramado e Canela, onde estão localizadas as grandes lojas de chocolate, fica engarrafada. Programe-se com antecedência!

Pense também se você pretende alugar um carro, contratar um transfer ou subir a Serra Gaúcha de ônibus. Neste post, a gente ajuda você a decidir se deve ou não alugar um carro, e neste a gente explica todas as maneiras possíveis de chegar a Gramado (inclusive de helicóptero!).

Passeios em Gramado, Canela, Maria Fumaça e Vale dos Vinhedos

Você também já pode comprar com antecedência e parcelados no cartão vários ingressos para enriquecer o seu roteiro. Um deles é para o BusTour, um ônibus turístico que percorre os principais pontos de interesse de Gramado e Canela. Você pode comprar ingressos para 1, 2 ou 3 dias e subir e descer quantas vezes desejar.

Também pode adquirir ingressos para os parques e museus de Gramado e para os parques e museus de Canela e para o Snowland, onde você pode subir na montanha de neve, patinar no gelo e aprender a esquiar. Outra boa opção é comprar o GramadoPass, que dá acesso a várias atrações ao mesmo tempo.

Não deixe de também incluir Bento Gonçalves no seu roteiro. Os ingressos para a Maria Fumaça se esgotam com algumas semanas de antecedência, e são os primeiros que você deve garantir. Clique neste link para comprar o ingresso online com antecedência. Você pode ir a Bento no seu carro próprio ou alugado.

Se você não quiser dirigir, outra opção é adquirir um passeio saindo de Gramado que inclui visita às vinícolas do Vale dos Vinhedos no seu roteiro.  Se o seu interesse for somente nas vinícolas do Vale dos Vinhedos, o Circuito dos Vinhos é um passeio de um dia que sai de Gramado e Canela e dá liberdade para você subir e descer do ônibus em 20 vinícolas e 9 restaurantes. Você escolhe as que mais lhe agradar.

Pense também em dar um pulo no Parque Nacional dos Aparados da Serra e visitar os cânions do Itaimbezinho e Fortaleza.

 
Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
As vinícolas do Vale dos Vinhedos e arredores merecem uma visita de pelo menos dois dias
Maria Fumaça, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha
A Maria Fumaça é programa obrigatório em Bento Gonçalves (foto: divulgação)
Cânion do Itaimbezinho, na Serra Gaúcha
Cânion do Itaimbezinho (foto: divulgação)

Comprando refeições com antecedência

Você também pode adquirir refeições em vários restaurantes com antecedência, com a vantagem de pagar parcelado no cartão e também de melhorar o seu planejamento financeiro, já que será um gasto a menos a desembolsar durante a viagem. Entre os programas gastronômicos quase obrigatórios na região estão o fondue (saiba tudo sobre os rodízios de fondue na Serra Gaúcha neste post), o café colonial e as noites temáticas gaúcha e alemã.

Veja nestes dois links algumas opções:

Restaurantes ofertados na TourOn

Restaurantes ofertados na BelaViagem

Noites temáticas gaúcha e alemã

Pra terminar, confira todos os posts do blog sobre Gramado e sobre a Serra Gaúcha.

Tem dúvidas ou gostaria de dar a sua dica? Deixe nos comentários!

Leia também:

 

Luciane Aquino

Militante da economia digital, jornalista, viajadora, curiosa, leitora, tricoteira.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RBBV
VouViajar
Receba nossas dicas de viagem por e-mail: