![]() |
Espetáculos como o Encontros de Natal ocorrem ao ar livre |
Não faça a mala para o Natal Luz, portanto, sem incluir casacos leves. Pense em um moletom grossinho e também em uma jaqueta impermeável que bloqueie o vento. Assim você poderá fazer o perfeito turismo-cebola: sai de manhã com camiseta de manga curta e o casaco por cima, tira no meio da manhã, morre de calor, coloca tudo de volta no fim da tarde…
>> Guia completo do Natal Luz 2018 <<
>> Ingressos do Natal Luz com transporte incluído <<
>> Guia das melhores ceias de Natal e Ano Novo na Serra Gaúcha <<
Não esqueça também de camisetas ou camisas de mangas compridas e de meias de cano longo. Ambas ajudarão a enfrentar os passeios noturnos, e são primordiais para as crianças, que perdem calor rapidamente pelas extremidades do corpo. Para proteger a cabeça, um chapéu leve, uma touca de algodão ou um moletom com capuz. Uma echarpe também ajuda a quebrar o galho se o ventinho apertar.
Para você ter uma idéia, as mínimas em dezembro em Gramado giram em torno de 8ºC à noite, e as máximas a 40ºC durante o dia. A média fica em torno de 22ºC, 23ºC. Opere em modo cebola, portanto. Não esqueça de guarda-chuvas e de capas impermeáveis leves, porque a chuva não é rara nessa época do ano.
Os sapatos devem ser confortáveis. Se você considera uma sandália de plataforma confortável para andar o dia inteiro e subir e descer morro, vá em frente. Eu não usaria, porque há passeios como o do Parque do Caracol e do Alpen Park que são em terreno irregular. Mas eu já vi de tudo, então… Só não recomendo sandália de tirinhas e salto agulha, pois ninguém deve apreciar galho espetado no pé ou salto atolado na grama.
![]() |
O acendimento das luzes, em Gramado, ocorre ao cair da noite e ao ar livre |
Leve tênis e roupa para fazer exercício, porque boa parte dos hotéis tem boas academias e as ruas, praças e lagos de Gramado e Canela convidam à corrida e à caminhada. Inclua o filtro solar, obviamente. Leve também um boné ou chapéu leve, de tecido. Ele vai servir tanto para proteger do sol forte, durante o dia, quanto do friozinho à noite.
Se você for ao espetáculo Eu Sou Maria, que é ao ar livre, bote o boné/chapéu e um casaco quentinho na bolsa. O mesmo vale para o Acendimento das Luzes e para os espetáculos do Sonho de Natal, em Canela. Você vai lembrar de mim quando o ventinho apertar e você precisar deles.
A mala das crianças deve obedecer à mesma lógica: mangas curtas, longas, casacos, meias, sapatos confortáveis, chapéu e filtro solar.
Se a sua dúvida é sobre levar ou não aquela bota de inverno e a touca de lã, eu diria que não. Os locais costumam achar graça dos forasteiros que aproveitam o friozinho de 14ºC ou 15ºC para luzir o guarda-roupa de inverno. Isso, é claro, enquanto eles tentam vender aqueles gorros russos de lã de ovelha para todo mundo que passa. Enfim… você é quem sabe.
Nossa amei! Então bota não é legal mesmo aquela de salto baixo? Vou com minha filha de 5 anos. Rasteirinha seria legal? obrigada
Gleici: Quando você viaja? Se for ainda em abril, eu não levaria bota nem rasteirinha, não. Aposte em sapatos que possam ser usados com meias. Assim você pode usar o acessório sem meias durante o dia e reforçar com a meia à noite se a temperatura cair. Para as crianças, tênis são a melhor opção.
Boa viagem!
oi! vou em dezembro. natal luz.
será q convém levar uma bota para usar a noite nos eventos?