
Quem tem filhos e viaja, sabe: há hotéis que são perfeitos para famílias. Além de receber bem as crianças e ter um ambiente confiável e seguro, eles facilitam a vida dos pais. Para os pequenos, fornecem entretenimento específico e conveniências como copa e menu infantil. Para os maiores, a fórmula mágica é uma combinação de animadores bacanas e bastante espaço pra socializar e agitar. Quando entramos no Ferradura Resort, em Búzios, soubemos que era um desses hotéis.
A prova veio na manhã seguinte, na hora do café da manhã: todas as mesas tinham crianças, e o único casal solitário que apareceu durante os sete dias em que estivemos lá chamava atenção porque era o único a degustar o espumante oferecido no buffet e por estar meio escondido em um canto.


Para nós, que temos filhos pré-adolescentes, a maior vantagem foi a localização: o hotel fica a menos de 100 metros da Praia da Ferradura, que é uma praia bem calminha (e linda!), e a poucos minutos do centro de Búzios. Além disso, por estar mais ou menos no meio da península, também a uma curtíssima viagem de todas as praias. Foi perfeito pra gente. Além disso o Ferradura Resort tem várias piscinas para aproveitar, boa comida para adultos e crianças, recreação, quartos amplos, ótimo atendimento e espaços tranquilos para os adultos relaxarem.
O café da manhã foi outro ponto alto da estadia: é farto, variado, muito bem atendido e com reposição até o último minuto. É cheio de opções para crianças, e tem quatro pratos feitos na hora que fazem um enorme sucesso: waffles, crepes, omeletes e tapiocas. O único problema é a falta de variedade para quem tem restrições a lactose ou glúten. O único leite sem lactose disponível, por exemplo, é em pó.
Almoçamos no buffet somente um dia, porque já estamos em uma fase em que meia-pensão ou pensão completa é uma prisão. A gente costuma sair do hotel todos os dias e gosta de experimentar diferentes comidas e restaurantes. A experiência foi ótima: muita variedade, incluindo saladas e pratos quentes com bacalhau e camarão. O preço fora dos pacotes com refeição, no entanto, é salgado: cerca de R$ 80 por pessoa. Mas definitivamente vale a pena contratar meia-pensão ou pensão completa para quem pretende passar mais tempo no resort (como os preços variam, é preciso consultar na hora de fazer a reserva).
Nossos filhos não usaram a recreação, mas deu pra notar que a programação é intensa e os pequenos adoram. Os monitores passaram na nossa mesa no café da manhã para informar sobre a programação e explicaram que podíamos deixar as crianças com eles e sair do hotel, sem problemas, e que eles participariam do almoço coletivo e do lanche da tarde. Pena que eles não curtiram a ideia de passar o dia com os “menores”. 🙂

O único problema do hotel do ponto de vista de segurança para as crianças menores é o fato de ele estar dividido por uma rua. Em um dos lados – a ala 1, fica a maioria dos quartos, a recreação, a copa infantil, a quadra esportiva de areia, o salão de jogos, um bar e três piscinas: uma grande, uma infantil e uma aquecida ao ar livre. Se você tiver crianças menores, é nessa ala que você deve ficar (clique aqui para ver as opções de quartos – os standard e os luxo ficam nessa área). Não é uma boa opção, no entanto, se alguém do grupo tem restrições de mobilidade: tanto as áreas sociais quanto os quartos têm vários lances de escada.




QUARTOS
Nós ficamos na ala 2, que é onde ficam a piscina principal (e mais três outras menores), a piscina coberta aquecida, a sauna, a academia, o restaurante e a saída para a praia. A nossa suíte era a resort, acessível por escadas. Há quartos com acessibilidade na área térrea, junto à piscina. Fizemos nossa reserva no Booking (clique para reservar), optamos pela reserva “deluxe” e especificamos, na mensagem para o hotel, que desejávamos ficar na ala 2. Crianças até 7 anos não pagam nada, de 7 a 12 anos pagam 15% da diária e, a partir de 13 anos, pagam como adultos. O estacionamento e o wifi são gratuitos.






Nosso quarto tinha banheira de hidromassagem e uma sacada bem ampla. As duas camas eram queen, o que foi suficiente para acomodar o casal e os filhotes de 11 e 13 anos. Há bastante espaço pra colocar malas e um armário também grande. Vários quartos são conjugados. A tevê a cabo tem vários canais infantis e bons canais para adultos (HBO, por exemplo).
O serviço de camareira é muito bom. Tivemos sempre muitas toalhas disponíveis e a limpeza diária foi boa (odeio hotel de praia cheio de areia…). O maior defeito do quarto é o chuveiro: sai pouca água. Mas pelo menos a temperatura era boa. Um alerta para quem vai para Búzios: a cidade é úmida e a roupa demora para secar, então é melhor se prevenir e levar várias mudas (inclusive de roupa de banho).
Outro defeitinho do quarto, aliás, é não ter uma lista de ramais para ligação. Em todos os casos, sempre tive que ligar para a recepção para pedir algo. Fomos atendidos em todas as vezes, mas seria mais prático falar diretamente com os envolvidos.
Aliás, o serviço é extremamente bom. Nenhum funcionário se furta a ajudar: se você pedir algo a um deles, será atendido, mesmo que ele não tenha nada a ver com isso. Em um dos melhores exemplos disso, perguntei à recepcionista do café da manhã qual era o ramal para falar com a camareira. Ela perguntou o que eu desejava, eu respondi que o papel higiênico havia acabado, ela disse que ia providenciar, voltei para o quarto e, em menos de cinco minutos, uma camareira se materializou na porta com dois rolos de papel.
Nosso único perrengue foi na saída: um funcionário da recepção que já havia sido meio desagradável no check-in criou caso porque eu estava ainda carregando as malas do quarto para o carro (ou seja, ainda faltava devolver a minha chave) e por isso ele não poderia enviar um funcionário para checar o frigobar nem fechar a nossa conta. Isso quando o moço já tinha passado por lá. Na entrada, ele já tinha me dito de maneira ameaçadora que ia me dar só duas chaves e que, se não fossem devolvidas, elas seriam cobradas (o problema nem foi a regra da cobrança, mas o tom nada condizente com quem está recebendo hóspedes em um hotel). Enfim, quero crer que o moço em questão é uma exceção em uma das melhores e mais eficientes equipes de hotel que já vi.
Nosso veredito é: se você tem crianças e vai para Búzios, considere o Ferradura Resort como uma ótima opção.
Se você quiser ir para a lindíssima Praia da Ferradura mas em clima de casal, vá para o Ferradura Private, que é do mesmo grupo e que nós conhecemos em setembro de 2016. Há outras opções legais e mais em conta para famílias na Praia de Geribá, que nós conhecemos também no ano passado. Contamos nossa experiência nesse post: Três opções de hospedagem boa, bonita e barata na praia de Geribá, em Búzios.
Veja também como foi o nosso tour em Búzios no ano passado durante o 1o. Encontro de Blogueiros de Viagens em Família:
Búzios: Passeios de trolley e barco na terra das 25 praias
Faça uma reserva no Ferradura Resort
———————————————————————————–
O blog Vou Viajar pagou integralmente pela sua estadia no hotel Ferradura Resort. Como em todos os nossos posts, as nossas opiniões correspondem à nossa experiência.